quarta-feira, 2 de maio de 2018

VOU CASAR E AGORA PARTE 2 /FINANÇAS


EIS QUE VOCÊ ESTÁ SAINDO DA PADARIA E VÊ AQUELE RAPAZ LINDO, ATRAVESSANDO A RUA SEU CORAÇÃO ACELERA, SUAS MÃOS SUAM, BORBOLETAS EMBRULHAM SEU ESTOMAGO E SUA BOCA REPENTINAMENTE FICA SECA. QUEM NUNCA VIVEU ESSA SITUAÇÃO? 


BOM EU JÁ VIVI ALGUMAS VEZES... PENA QUE NUNCA FUI CORRESPONDIDA... MAS AI ELE SE APROXIMA E VOCÊS SE FALAM... E TROCAM TELEFONE. OS DIAS PASSAM E VOCÊ TEM CERTEZA É ELE QUE EU QUERO PRA O RESTO DOS MEUS DIAS.


 AI NUM BELO DIA  ELE MARCA UM ENCONTRO COM VOCÊ NA PORTA DA MESMA PADRARIA. ELE CHEGA COM UM LINDO RAMO DE FLORES E UMA CAIXINHA DE VELUDO VERMELHA E DIZ A CELEBRE FRASE:
- DESDE O DIA QUE EU TE CONHECI NÃO CONSIGO FAZER OUTRA COISA A NÃO SER PENSAR EM VOCÊ . EU TE AMO. QUER CASAR COMIGO MEU AMOR?
AI TODOS QUE ESTÃO A SUA VOLTA FAZEM AQUELA CARA DE “O AMOR É LINDO” E  VOCÊ ENTRE LAGRIMAS E SOLUÇOS DIZ:
- EU ACEITO SIM MEU AMOR.

E AI COMEÇA O PROBLEMA... VOCÊ QUER UM BOLO DE 8 ANDARES EM UM SALÃO DE FESTAS COM CAPACIDADE PRA 500 PESSOAS E VOCÊ QUER CONVIDAR ESSAS 500 PESSOAS,QUER MARCAR O DIA 13 DE MAIO NA CATEDRAL  METROPOLITANA DE PREFERENCIA COM O ARCEBISPO PARA CELEBRAR. QUER O CORAL DAS MENINAS CANTORAS DE PETRÓPOLIS ENTOANDO A AVE MARIA NA SUA ENTRADA E MAIS UMA GUARDA DE HONRA DE 50 HOMENS COM FARDA DE GALA E ESPADAS DOURADAS RELUZENTES, QUER ORNAMENTAR A IGREJA COM CEM MIL ROSAS BRANCAS E FORRAR O CHÃO COM ROSAS VERMELHAS PARA SUA PASSAGEM.  UM VESTIDO LINDO TODO EM RENDA CHANTILI FORRADO COM SEDA PURA COM 7 METROS DE CALDA E UMA GRINALDA DE DIAMANTES E CHEGAR NUMA LIMOUSINE BRANCA, OU NUMA CARRUAGEM PUXADA POR 6 CAVALOS BRANCOS PURO SANGUE.
AI NESSA HORA A REALIDADE CHEGA E ELA É CRUEL, VOCÊS TEM APENAS O SUFICIENTE PRA COMPAR UM BOLINHO SIMPLES NA MESMA  PADARIA E COM SORTE ELE VEM COM GLACÊ EM CIMA , A ÚNICA DATA QUE TEM É DIA PRIMEIRO DE ABRIL, SÓ  DÁ PRA COMPRAR  UMA GARRAFA GUARANA PRA  O BRINDE E VOCÊ VAI TER QUE VESTIR O VESTIDO QUE A SUA PRIMA USOU NO CASAMENTO DELA QUE FOI DO CASAMENTO DA TIA AVÓ DO SEU PAI. EM VEZ DA CATEDRAL VAI TER QUE SER NA CAPELINHA DO SEU BAIRRO OU NA SALA DE CASA, COM UM TIO QUE É DIACONO PRA CELEBRAR. E OS 500 CONVIDADOS VÃO SE RESUMIR A 20 PESSOAS MAIS CHEGADAS E A GUARDA DE HONRA A SEUS PRIMOS DE CALSA JEANS E CAMISETA. É DE CHORAR EU SEI. MAS ESSA É A REALIDADE DE MUITOS CASAIS POR AI A FORA. MAS O QUE FAZER? BOM LEVANDO EM CONTA QUE TEMOS UMA CRISE ECONOMICA LATENTE EM NOSSO PAÍS E NO MUNDO INTEIRO, QUASE TODAS AS REALIDADES SÃO A QUE RELATEI POR ULTIMO. MAS COMO FAZER ESSA REALIDADE FICAR MELHOR? ASSALTAR A CASA DA MOEDA ESPANHOLA E FAZER “LA LUNA DE PAPEL?” (REFERENCIA A LA CASA DE PAPEL SERIE FAMOSA) NA VERDADE SE VOCÊ PENSAR BEM E PUDER ADIAR UM POUCO A DATA VAI TER COMO FAZER UM MEIO TERMO ENTRE O SONHO E A REALIDADE.
A SOLUÇÃO É ORGANIZAÇÃO. SE O CASAL JÁ MORAR JUNTO E QUISER APENAS OFICIALIZAR A UNIÃO  FICA MAIS FÁCIL. AS FINANÇAS E GASTOS SÃO CONJUNTOS NÃO ESTOU AQUI DIZENDO PRA IR MORAR JUNTO ANTES DE CASAR MAS, É UMA COISA QUE OS ESPECIALISTAS FALAM.  ORGANIZE TUDO NO PAPEL.

CHAME SEU AMOR, SENTEM NA MESA DA SUA CASA DE VOCÊS,  DOS SEUS PAIS  OU NA  PADARIA MESMO COM UM PEDAÇO DE PAPEL E UM LÁPIS E FAÇAM A LISTA DO QUE VÃO TER POR CERTEZA DE GASTAR, CUSTOS FIXOS DO CASAMENTO. SÃO ELES:
ü  PADRE/IGREJA :ALGUMAS IGREJAS DÃO DESCONTO SE VOCÊ CASAR NUM GRUPO DE CASAIS GERALMENTE NOS SÁBADOS TEM CASAMENTO COLETIVO.
ü  CARTÓRIO :CUSTOS PARA CORRER OS PROCLAMAS E TALVEZ O DESLOCAMENTO DO JUIZ DE PAZ.
ü  ROUPAS DA NOIVA E DO NOIVO: VOCÊS NÃO VÃO PELADOS , NEM QUE SEJA UMA CALSA JEANS E UMA CAMISA PARA ELE E UM VESTIDO SIMPLES PARA ELA.
ü  DECORAÇÃO DA IGREJA :ALGUNS PADRES COBRAM A MAIS SE O CASAMENTO NÃO FOR À MATRIS DA SUA PAROQUIA . NÃO SEI SE É IGUAL EM CASAMENTO EVANGELICO.
ü  COMIDA/ BEBIDAS : PELO MENOS UM BOLINHO E CHÁ VOCÊS VÃO SEVIR.
ü  LOCAÇÃO PARA FESTA :ALGUNS LUGARES JÁ FERECEM A DECORAÇÃO E AS COMIDAS VALE VER OS PREÇOS E AVALIAR POSSIVEIS ABATIMENTOS.
ü  DESLOCAMENTO DA NOIVA E DO NOIVO ATÉ A IGREJA : SEJA DE UBER, TAXI, LIMOSINE OU AINDA NA BICICLETA DO TIO ZÉ VOCÊS VÃO TER QUE IR PRA IGREJA OU O LUGAR DE ALGUMA FORMA.
ü  MUSICA: ALGUMAS IGREJAS TEM GRUPOS DE CANTORES QUE PODEM CANTAR NO CASAMENTO E COM MAIS ALGUM DINHEIRO BARATEAR A CONTRATAÇÃO DE UMA BANDA E CANTAREM NA FESTA.
ü  FOTOGRAFO: SEMPRE IMPORTANTE REGISTRAR O MOMENTO, ALGUNS LUGARES OFERECEM ESSE SERVIÇO NUM PACOTE COMPLETO. VEJA SE NÃO DÃO DESCONTO

COM ESSA LISTA NA MÃO COMECE A CONTAR O DINHEIRO. NÃO ACONCELHO QUE SE ABRA UMA CONTA CONJUNTA PARA O CASAL. MAS QUE CADA UM RESERVE UM POUCO PARA PREPARAR E GUARDE, PODE SER EM CASA NA CAIXA DE SAPATO OU NO BANCO NUMA POUPANÇA PARTICULAR DE CADA UM. E NÃO GASTE. ESSE DINHEIRO É PRA CASAR.
ANTIGAMENTE AS MÃES GUARDAVAM DINHEIRO PARA FAZER O ENXOVAL DAS FILHAS E OS PAIS PARA FAZER A FESTA ESSA MAXIMA DE FAZER ESSA ECONOMIA VALE NÃO APENAS PARA O CASAMENTO MAS, PARA UMA FESTA DE 15 ANOS OU SUA FORMATURA.
CONTADO QUANTO CADA UM TEM VAMOS RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS:
 1 – VOCÊS IMAGINAM UM EVENTO SIMPLES OU GRANDIOSO? QUANTO VAI CUSTAR (VALOR)?
DEFINAM O TIPO DE FESTA QUE MELHOR SE ENCAIXA NO PERFIL DE VOCÊS.
   2 – QUANTO DINHEIRO VOCÊS JÁ TÊM PARA REALIZÁ-LO?
QUANTO DINHEIRO VOCÊS POSSUEM HOJE PARA TER COMO “ENTRADA”.
   3 – EM QUANTO TEMPO VOCÊS GOSTARIAM DE REALIZÁ-LO?
EM 12 MESES, 24 MESES, 36MESES? QUANTO MENOR O PRAZO, MAIS DINHEIRO VÃO PRECISAR TER GUARDADO OU MAIOR SERÁ O ESFORÇO MENSAL PARA POUPAR.
RESPONDEU ESSAS PERGUNTAS TALVÊS O DINHEIRO QUE VOCÊS JÁ TENHAM AINDA NÃO SEJA O SUFICIENTE PARA A FESTA. MAS COM UM PRASO DE TEMPO MAIOR PODE SIM SER MAIS VIAVEL UM CASAMENTO MAIS DISTANTE E BONITO.
LEMBRE-SE QUE É SEU DIA. GUARDE PELO MENOS 20% DO QUE RECEBER PARA ESSE DIA. UMA BOA DICA É GUARDAR ESSE DINHEIRO NA POUPANÇA MESMO QUE NÃO TENHA NAMORADO NEM PENSE EM CASAR, ELE PODE SERVIR PARA UMA EMERGENCIA DE SAÚDE POR EXEMPLO. JÁ PARA O NOIVO ELE TAMBÉM DEVE GUARDAR PELO MENOS 30% DO QUE GANHA (INFELIZMENTE A SOCIEDADE MAXISTA DIZ QUE OS HOMENS GANHAM AIS QUE AS MULHRES ENTÃO GUARDEM MAIS PELO MEMOS MOTIVO).
AO LONGO DE UM ANO SE VOCÊ GANHA 2000 REAIS VAI TER UMA SOMA DE 24000 REAIS SE GUARDA 20% DESSE DINHEIRO TERÁ 4800 REIAS. SE FOR AO LONGO DE 4 ANOS POR EXEMPLO TERA 19200 REAIS GUARDADOS ISSO LIQUIDO SEM OS JUROS DA POUPANÇA QUE PODEM ATE DOBRAR OS VALORES. VARIA DE BANCO PARA BANCO
CLARO SE VOCÊ GANHAR MAIS TERÁ MAIS.  A MESMA CONTA VALE PAR AO RAPAZ, 30% DE TUDO QUE ELE GANHAR E PELO MESMO MOTIVO.
O IMPORTANTE É ORGANIZAR COM ANTECEDENCIA.  PELO MENOS UM ANO. NO MINIMO UM ANO, PARA PODER VER TUDO COM CALMA.
AGORA JÁ SABEMOS QUANTO TEMOS! VAMOS COMEÇAR A BATER PERNA. É ANDAR MESMO, GASTAR SOLA DE SAPATO. COM AQUELA LISTA QUE FIZEMOS ANTERIORMENTE.   
SAIA DE LUGAR EM LUGAR. NA IGREJA E VEJA DISPONIBILIDADE DE DATAS, VEJA TAMBÉM O ALUGUEL DE LUGARES PARA FESTAS E O PREÇO DAS FLORES, VEJA TAMBÉM SE NO ESPAÇO FAZEM COMIDA, E OFERECEM MUSICA E TAMBÉM SE NÃO DISPONIBLIZAM O FOTOGRAFO E SERVIÇO DE FILMAGEM OU SE ACEITAM QUE SEJA FEITO TAIS SERVIÇOS POR TERCEIROS, TEM AQUELA SUA TIA DOCEIRA QUE FAZ QUESTÃO DE DAR O BOLO, TEM AQUELE SEU PRIMO METIDO A FOTOGRAFO, TEM SEU CUNHADO QUE É DJ... E POR AI VAI. SEJA SEMPRE BEM CLARA O CASAMENTO ESTÁ PREVISTO PARA O PROXIMO ANO LÁ PRA O FINAL DO ANO, E NÃO ESQUEÇA DE VOLTAR NO LUGAR A CADA SEIS MESES (CASO O CASAMENTO DEMORE MAIS DE 1 ANO PARA ACONTECER) E VERIFIQUE SE OS CUSTO SÃO OS MESMO AS VEZES É IMPORTANTE VERIFICAR PORQUE O MERCADO MUDA MUITO E VOCÊ PODE ACABAR MUDANDO DE IDEIA QUANTO A LUGAR. OU DESISTIR DE CASAR....
 PROCURE INFORMAÇÃO COM AS PESSOAS SE CONHECEM OS LUGARES QUE FOI PARA FAZER FESTA PEÇA INDICAÇÃO A AMIGOS E FAMILIARES E NÃO ACREDITE CEGAMENTE NAS INFORMAÇÕES QUE ENCONTRA NA INTERNET SOBRE ESPAÇO FULANO DE TAL MUITAS VEZES OS PROPIOS DONOS CRIAM PERFIS PARA AVALIAR POSITIVAMENTE E ACABAM TRANSFORMANDO O DIA PERFEITO EM UM DESASTRE E ISSO NINGUEM MERCE.  MESMA DICA VALE PARA COMPRAR ROUPAS PELA INTERNET. PODE VIR O VESTIDO MARAVILHOSO OU UM PEDAÇO DE TELHA OU TIJOLO NO LUGAR.
FAÇA TUDO NA PONTA DO LAPIS. EXISTEM APLICATIVOS QUE FAZEM O CALCULO PARA VOCÊ. MAS TENHO CERTEZA QUE COM ESSAS DICAS QUE DEI SERÁ POSSIVEL TER UMA FESTA BONITA E QUE VAI AGRADAR A TODOS. NÃO ESQUEÇA SEMPRE ALGUÉM VAI DIZER: ”PRA QUE GASTAR TANTO? PODIAM ECONOMIZAR E FAZER OUTRAS COISAS” “AFF ELES ECONOMIZARAM MESMO HEIM?! QUE MIXURUCA...” ISSO SEMPRE VAI ACONTECER NÃO SE PREOCUPE COM ELES. A FESTA DEVE COMBINAR COM O CASAL NÃO COM OS CONVIDADOS. MAS ISSO FICA PRA O PROXIMO POST...  ONDE VAMOS FALAR MAIS SOBRE DECORAÇÃO DE FESTA E ESCOLHA DE DATAS. FESTAS JUNINAS PODE SER UMA BOA OPÇÃO... MAS LEMBRE-SE CALMA E SERENA. O ULTIMO ITEM A SER ESCOLHIDO É  O VESTIDO.  MAS TODA MULHER JÁ SABE COMO QUER. COMPRE LOGO O SAPATO... NINGUÉM MERECE MONTE DE CALOS E VÁ AMACIANDO ELE NOS PÉS... ATE O PROXIMO POST.




Postar um comentário

ESSE JÁ É SUCESSO NO VERÃO

Casamento real. Engraçado que todo mundo falou disso o fim de semana todo. Eu admito eu assisti, acordei cedo em pleno sábado para ver o c...