relacionados

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

DEUSAS DO CROCHÊ


Fala meu povo tudo bem com vocÊs?
O video de hoje é especial porque vem um pouco de historia, e também um pouco de informação e vai marcar também o inicio de um projeto, no video de ontem tivemos a lista do materiais do vestido iemanja, e uma incrita disse que eu fui infeliz na escolha do nome do projeto.
Eu quero começar avisando que o video de hoje não tem nada a ver com religião alias está bem longe disso.
Como vocês sabem eu sou formada em letras, e eu sou apaixonada por mitologia, por literaturas de todos os tipos, dos classicos aos bosilivros de faroeste. E quando eu dei esse nome de iemanja, para o vestido foi pensando no projeto, Deusas do Crochê, que projeto é esse?
Calma que eu vou explicar, mas antes disso vai um pouquinho de teologia, mitologia, e história,
DEUSA é um conceito de divindade eterna e infinita, e está presente nos princípios básicos de todas as religiões. Quer ver só como está presente até na sua? Nas religiões Cristãs sejam Evangélicas ou católicas, a imagem de uma mulher, seja Maria a Mãe de Jesus, ou mesmo, Sara ou Ester. Nas religiões pagãs, e aqui faço um pedido, é preciso respeitar a fé do outro como você defende a sua, não é porque alguém não dá a Deus mesmo nome que você que ele não merece ser respeitado, a base de tudo é natureza, o Pai Céu e a Mãe Terra, falando de forma bem genérica, é dessa combinação que tudo surge, tá vendo alguma semelhança com a origem do universo na sua crença? Mas voltando ao assunto Divindades femininas, elas estão em todo lugar, e se manifestam mostrando o lado mais onibenevolente do criador, ou seja o lado humano ,que ama, que cuida, que dá carinho, que acolhe, as Deusas também são onisciêntes sabem tudo, onipresente, estão em todo lugar, e onipotentes, tem poder ilimitado.
Porque será que agora lembrei da minha mãe? Ela sempre me acolhe mesmo quando eu tô errada, ela sabe mesmo sem eu falar uma palavra que alguma coisa aconteceu, e tá em todo lugar, não sei como ela faz aquilo.
Mas eu quero falar mesmo é do projeto Deusas do Crochê, como falei no comentário do video toda mulher é uma Deusa, seja pela força de vontade de lutar, de vencer, a buscar por ser perfeita, por ser completa, a busca por ocupar um lugar melhor na sociedade por ser respeitada, ou vocês acham que as deusas mitológicas eram como nas series sempre bem aceitas? Nada disso existem historias tristes por tras de cada uma delas, eu acho que a ideia de falar que toda mulher é uma deusas é de te mostrar que você não precisa tá sempre de armadura, de terninho engomado, de jeans e camiseta para ser forte. Quer um exemplo? Afrodite, a Deusa do amor e da beleza, ela foi uma das criaturas mais poderosas do mundo, criou e acabou guerras (pelo menos nas suas historias) sem apertar um único gatilho. Iemanjá, a que deu nome ao vestido de segunda feira, você conhece a historia dela?
Com o casamento de Obatalá, o Céu, com Odudua, a Terra, que se iniciam as peripécias dos deuses africanos. Dessa união nasceram Aganju, a Terra, e Iemanjá (yeye ma ajá = mãe cujos filhos são peixes), a Água. Como em outras antigas mitologias, a terra e a água se unem. Iemanjá desposa o seu irmão Aganju e tem um filho, Orungã.
Orungã, o Édipo africano, representante de um motivo universal, apaixona-se por sua mãe, que procura fugir de seus ímpetos arrebatados. Mas Orungã não pode renunciar àquela paixão insopitável. Aproveita-se, certo dia, da ausência de Aganju, o pai, e decide-se a violentar Iemanjá. Essa foge e põe-se a correr, perseguida por Orungã. Ia esse quase alcançá-la quando Iemanjá cai no chão, de costas e morre. Imediatamente seu corpo começa a dilatar-se. Dos enormes seios brotaram duas correntes de água que se reúnem mais adiante até formar um grande lago. E do ventre desmesurado, que se rompe, nascem os seguintes deuses: Dadá, deus dos vegetais; Xango, deus do trovão; Ogum, deus do ferro e da guerra; Olokum, deus do mar; Oloxá, deusa dos lagos; Oiá, deusa do rio Niger; Oxum, deusa do rio Oxum; Obá, deusa do rio Obá; Orixá Okô, deusa da agricultura; Oxóssi, deus dos caçadores; Oké, deus dos montes; Ajê Xaluga, deus da riqueza; Xapanã (Shankpannã), deus da varíola; Orum, o Sol; Oxu, a Lua.
É isso que eu tô falando, de uma mulher que não acabou em si própria, dela surgiram diversos outros.
É dessa força dessa vontade de viver de vencer, que querer ser livre, única, e respeitada, ser forte como as águas, ser muitos em uma só.
O projeto Deusas do Crochê vem da seguinte forma, toda semana no canal vai ter um vestido com o nome de uma Deusa, seja de que cultura for, e no blog você vai encontrar, o projeto por escrito, com mais detalhes e a historia da Deusa que deu nome ao vestido.
Mas as Deusas não ficam só no passado, existem mulheres nos tempos atuais que são verdadeiras Deusas pela sua vontade de mudar o mundo, seja com uma palavra de apoio seja com um projeto social, seja como for. Como eu falei toda mulher é uma Deusa, e cabe a você ser uma Deusa, a senhora do seu destino, empoderar-se, engraçado você já parou pra ver o significado dessa palavra que tá sendo tão usada? No dicionário Aurélio, a palavra empoderar quer dizer dar poder, do radical poder, que é o que as Deusas tem. Então disperte a deusa que existe em você, lute, levante da cadeira rompa suas barreiras. E eu quero pedir que nos comentários deixe o nome de alguém que você considera uma Deusa, pode ser uma celebridade, uma pessoa da sua família, ou um santo, um orixa, seja quem for. Eu vou deixar o meu.
O canal sempre levantou essa bandeira do empoderamento, da mulher se libertar, das amarras do passado, da mulher ser multifacetas, da mulher moderna, que vê no croche não um passatempo, mas sim um negocio, sejamos mulheres de negocio, não vamos olhar pra os nossos novelos e agulhas como sendo um complemento, olhem pra eles como sendo o principio de um imperio, grandes deusas dos tempos modernos como Chanel, começaram recortando peças masculinas para compor looks femininos e hoje são os grandes nomes da moda mundial.
Espero de coração que o video tenha sido esclarecedor, a que todo mundo apoie esse projeto, que eu venho amadurecendo a tanto tempo. Beijo grande e não esquece de deixar nos comentários o nome de alguém que vocÊ considera uma deusa seja pela força de vontade, seja pelo que for. E até amahã com o próximo video.

Nenhum comentário:

ESSE JÁ É SUCESSO NO VERÃO

CONJUNTO VERDE AULA COMPLEMENTAR

 OI MEU AMORES, TUDO BEM COM VOCÊS?  FAZ TEMPO QUE NÃO APAREÇO POR AQUI, MAS VOLTANDO E TRAZENDO NOVIDADES. NO CANAL ESTOU PRATICAMENTE TODO...